Twitter para empresas: 10 erros que você deve evitar

Twitter para empresas: 10 erros que você deve evitar



 

O Twitter pode ser uma ferramenta fantástica para empresas, e é uma rede social com alto potencial de gerar resultados.

No entanto, esses resultados só aparecem se o Twitter for utilizado de maneira correta por sua empresa. Mas quais seriam essas melhores práticas do Twitter para empresas?

Para auxiliar na maneira de se utilizar o twitter, vamos inverter os papéis e fazer o contrário: listar as 10 piores práticas de utilização do Twitter para que sua empresa não sofra as consequências de um mau uso dessa mídia social.

1 – Falar apenas sobre sua própria empresa

Esse é um erro que muitas empresas iniciantes cometem no início de uma estratégia de Inbound Marketing.

Não é falando sobre sua empresa que você irá alcançar mais seguidores e se tornar uma autoridade em seu mercado. Isso não significa que você não deva tweetar sobre uma conquista ou um marco de sua empresa, apenas não exagere na dose.

Use o Twitter para compartilhar conteúdos interessantes, educativos ou até mesmo descontraídos sobre seu segmento. Dessa forma, você aumenta a chance de receber retweets, respostas e de ganhar novos seguidores rapidamente.

2 – Enviar DM’s (mensagens diretas) em massa para os seguidores

Mensagens diretas em massa no Twitter podem ser bastante inconvenientes. Jamais envie a mesma mensagem para vários seguidores. As chances de a mensagem parecer spam são bem grandes.

A melhor forma de se relacionar com um novo seguidor é seguindo-o de volta. E a melhor forma de promover um conteúdo no Twitter é publicando-o na timeline.

Use a DM apenas para casos específicos, como dúvidas pontuais ou assuntos que necessitem de um pouco de privacidade.

3 – Seguir todos os perfis possíveis

É recomendável e interessante seguir de volta os novos fãs. Enquanto isso, tudo bem. O problema acontece quando uma empresa cria um novo perfil no twitter e, para conseguir novos seguidores, começa a seguir todos os perfis desenfreadamente.

Alguma vez você viu um perfil com 10 seguidores seguindo 1000 pessoas e pensou: “Puxa, essa pessoa deve ser interessante…”?

Seja cuidadoso e escolha bem quem você segue, principalmente no começo. Analise os tweets e as conversas e certifique-se que há interesse no seu mercado antes de seguir.

4 – Não interagir com outros usuários

Como qualquer rede social, a interação com outros usuários é uma ação básica para todo perfil ou página presente na internet.

Não fique preso apenas à divulgação de seu conteúdo.

Muitos usuários gostam de receber respostas ou retweets quando mencionam o seu perfil. Lembre-se deles e de como eles ficam satisfeitos em receber esse feedback publicamente.

5 – Não exibir o perfil do Twitter em seu site

Se você deseja que o perfil do Twitter de sua empresa tenha mais seguidores, divulgue-o corretamente. Uma maneira básica de fazer isso é em seu site.

Não deixe o Twitter de sua empresa escondido das pessoas que visitam seu site. As pessoas que estão navegando no site e gostando do conteúdo poderão seguir seu perfil no Twitter se o ícone estiver à mostra.

6 – Não monitorar o que os outros estão falando sobre sua empresa

Essa é uma tarefa básica para quem administra o Twitter de sua empresa. Monitorar o que os outros usuários estão falando sobre ela é fundamental para que você meça a popularidade de sua marca na rede.

Se os usuários estiverem falando bem de sua empresa, você saberá o que está funcionando e o que deve ser mantido. A recíproca também é verdadeira, caso estejam falando mal sobre alguma funcionalidade de seu produto, de algum serviço seu ou de algum conteúdo produzido.

7 – Não personalizar o seu perfil

Não é preciso fazer um super investimento para personalizar seu perfil no Twitter. Porém, uma imagem e capa personalizadas, uma descrição curta e completa, sua localização e o site de sua empresa no perfil são configurações mínimas (e fáceis) de serem feitas.

São pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando somados.

8 – Atualizar menos de 1 vez por dia

O Twitter possui mais de 300 milhões de contas e é uma mídia social caracterizada pelo imediatismo. Tanto é que a mensagem que aparece na caixa de atualização de status é: “O que está acontecendo?”.

Há muito ruído no Twitter, com milhões de marcas e perfis pessoais publicando tweets sem parar. Portanto, se você utilizá-lo menos de uma vez ao dia, corre-se o risco de perder uma grande audiência.

O recomendado é que você tweete algumas vezes ao longo do dia para atingir o público que acessa o Twitter em diferentes horários. Mas, sem exagero, o que leva ao tópico seguinte…

9 – Atualizar muitas vezes em pouco espaço de tempo

Se tweetar pouco não é recomendado, o mesmo vale para quem tweeta em excesso.

Muitas mensagens em sequência em um curto espaço de tempo não é uma prática agradável para os usuários.

Por isso, o recomendado para quem usa o Twitter para empresas é manter um intervalo de no mínimo 1 hora entre um tweet e outro.

10 – Publicar automaticamente os posts de outras redes sociais no Twitter

Fazer com que sua conta no Twitter esteja integrada e compartilhe as atualizações de outras redes pode parecer, em um primeiro momento, uma excelente ideia.

Porém, na prática, isso não se traduz como um método eficaz. Isso porque cada rede social possui uma particularidade, tanto de público como de conteúdo.

Integrar o Facebook de sua empresa ao Twitter, por exemplo, poderá fazer com que alguns tweets saiam pela metade caso a mensagem seja muito longa, e essa é apenas uma situação das inúmeras possíveis.

O recomendado, para garantir resultados em todas as mídias sociais, é utilizar cada uma de acordo com suas peculiaridades.

Esses erros são comuns e muitas empresas já passaram por eles. É importante falarmos sobre isso pois serve de aprendizado para que sua empresa saiba como se posicionar no Twitter e como gerar melhores resultados nessa mídia social.

Falamos sobre 10 erros, mas com certeza existem mais. Pra você, qual seria o erro número 11?

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