Tendências sobre SEO

Tendências sobre SEO



Todos que trabalham com isso ou se interessam pelo SEO (Search Engine Optimization) já devem saber que essa área, assim como o marketing digital em geral vive em constante mudança. A velocidade que essa evolução acontece, aumenta a cada dia mais. A intenção é entregar além de uma lista de possíveis resultados, uma única e certeira resposta ao usuário. E, nessa tarefa, o Google é incansável.

O Google é utilizado por mais de 94% da população brasileira, portanto, estar no topo da principal ferramenta de busca é essencial para os negócios.

Separamos algumas tendências sobre SEO que podem ajudar o seu negócio a ter mais visibilidade em ferramentas de busca. Veja abaixo:

– A busca é Mobile
A busca via Mobile já ultrapassou a feita no Desktop. Portanto, se sua empresa ainda não tem presença digital Mobile e um site responsivo, está perdendo acessos e consequentemente, negócios.

Para começar o planejamento de SEO para Mobile, é preciso mapear o cenário de visibilidade atual. Para quem ainda não monitora o posicionamento/rankings das palavras-chave nos resultados orgânicos em dispositivos móveis, é hora de começar.

– Aplicativos são os novos websites
O Google indexa aplicativos desde 2013. Porém em 2015, pela primeira vez, passou a fazer stream do conteúdo de alguns aplicativos, ainda em teste somente no sistema Android, direto nos resultados de busca. Isso demonstra a preocupação do Google em incluir aplicativos na já extensa gama de conteúdos (vídeos, imagens, notícias, mapas, etc.) oferecida em resultados de busca. Mais um sinal evidente do investimento e do foco em Mobile.

– Inteligência Artificial está mudando o Google e o mundo
O Google tem avançado muito nos campos de Inteligência Artificial. Hoje, essas tecnologias já são utilizadas na Pesquisa, substituindo (ou complementando) o uso de algoritmos – fórmulas criadas por seres humanos, mais rígidas e, até certo ponto, mais limitadas, como citamos no post anterior. Isso permite ao Google aperfeiçoar a Busca rapidamente, ganhar escala e, de certa maneira, evoluir em áreas que, sem o uso dessas tecnologias, ficariam estagnadas. Trazendo isso para o marketing de Busca, mais especificamente SEO, é possível observar uma abrangência cada vez maior de possibilidades para o uso da ferramenta.

– Invista em conteúdo
Conteúdo continua sendo o centro da sua estratégia em SEO. Porém, sempre questionamos: o que é conteúdo de qualidade para você? Ou, mais importante ainda: o que é conteúdo de qualidade para o seu cliente? Essa sim é a questão que deve guiar o planejamento do seu conteúdo. Identifique e mapeie o que seu cliente gosta, curte e compartilha.

– Reputação e Autoridade do seu website vão além dos Links Externos
No início, o Google dependia muito de links externos para definir a Reputação dos websites, mas essa dependência vem diminuindo ao longo dos anos, dando importância para outros fatores – ainda assim é importante deixar claro que links externos são extremamente importantes.

Links são fáceis de serem manipulados e criados artificialmente. E, mesmo que o Google tenha melhorado o processo de identificação de links artificiais, ainda recorrem muito spam nos resultados de pesquisa pelo abuso de links.

– Como marcas pequenas podem competir com as grandes marcas em SEO
Uma marca grande não é sinônimo de bons resultados em SEO. Mas se você está iniciando agora um negócio, lançando seu website e construindo sua imagem, é importante saber que as marcas e websites já estabelecidos têm algumas vantagens. O primeiro ponto é que websites de grandes marcas, por uma questão de tempo e histórico, provavelmente já possuem uma boa reputação e assim maior visibilidade nos resultados orgânicos. Criando uma marca e website hoje, está começando do zero, e a melhor sugestão é escolher um nicho e se especializar, produzindo conteúdo de alta qualidade, focado no seu público.

– SEO precisa estar integrado ao planejamento
Nunca subestime o SEO achando que ele somente otimiza o seu website. SEO envolve diversas áreas, e depende de tecnologia e conteúdo para acontecer. Se não for pensado desde o início de forma integrada ao planejamento de comunicação da marca, provavelmente não vai gerar os resultados esperados. SEO exige tempo. Por isso, deixá-lo para um segundo momento vai apenas gerar retrabalho e, consequentemente, mais custos.

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